12 de março de 2024
A Semana Contra o Discurso de Ódio, de 17 a 20 de junho de 2024, em Estrasburgo, é organizada em torno do Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, a 18 de junho, proclamado em 2021 pela Assembleia Geral da ONU, que destacou as preocupações globais com "a propagação e proliferação exponencial do discurso de ódio".
Esta semana tem como objetivo proporcionar um espaço de intercâmbio sobre os recentes desenvolvimentos jurídicos e políticos e as boas práticas de implementação, inovações e promover sinergias entre os principais parceiros no domínio do combate ao discurso de ódio. A presença de diferentes partes interessadas proporciona oportunidades de trabalho em rede que podem permitir uma abordagem abrangente e multissetorial para prevenir e combater o discurso de ódio nos Estados-Membros.
Tema para 2024: "Defender os direitos humanos, combater o discurso de ódio"
A semana é organizada pelo Departamento de Antidiscriminação no âmbito do projeto conjunto UE-CdE "Reforçar as capacidades da sociedade civil para combater o discurso de ódio em linha" e apoiada pela Presidência Lituana do Conselho da Europa.
O Conselho da Europa convida os participantes dos seus Estados-Membros activos na luta contra o discurso de ódio, em especial os que representam as Organizações da Sociedade Civil (OSC) ativas a nível europeu e nacional, as autoridades nacionais, bem como os representantes dos organismos para a igualdade e dos gabinetes de defesa, o meio académico, a indústria da Internet, etc., a candidatarem-se e a participarem na Semana Contra o Discurso de Ódio. A semana reunirá também funcionários eleitos, representantes governamentais e representantes dos meios de comunicação social, do sector do desporto e das autoridades regionais locais.
Os candidatos à Semana Contra o Discurso de Ódio 2024 devem, idealmente, preencher os seguintes critérios de seleção:
1. Estar sediado e trabalhar ativamente em qualquer um dos Estados membros do Conselho da Europa.
2. Demonstrar experiência no combate ao discurso de ódio através de uma carta de apoio de uma OSC reconhecida, autoridades locais e nacionais, organismos para a igualdade, instituição académica, empresa tecnológica ou outra entidade pública ou privada envolvida neste tópico.
3. Capacidade de trabalhar em inglês.
4. A capacidade de atuar como multiplicador na abordagem do discurso de ódio em diferentes contextos e com diferentes partes interessadas é uma vantagem.
5. A disponibilidade para apresentar o seu trabalho de combate ao discurso de ódio através de um workshop ou de um cartaz é uma vantagem.
Despesas de deslocação
As despesas de deslocação dos participantes serão cobertas de acordo com as regras do Conselho da Europa.
Alojamento
O alojamento e a alimentação para a Semana "Contra o Discurso de Ódio" serão fornecidos e pagos pelo Conselho da Europa.
O inglês será a língua de trabalho da Semana Contra o Discurso de Ódio.
Candidaturas até dia 1 de Abril.
𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐝𝐚, 𝐠𝐫𝐚𝐭𝐮𝐢𝐭𝐚:«𝐃𝐢𝐬𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 Ó𝐝𝐢𝐨 ❤️𝐞 𝐍𝐚𝐫𝐫𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐀𝐥𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 / 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨𝐬 𝐇𝐮𝐦𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐨𝐧𝐥𝐢𝐧𝐞»‼ - 𝐂𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬 𝐚𝐛𝐞𝐫𝐭𝐚𝐬‼ De 24 a 27 de junho 2024, no IPDJ.
O Centro Europeu de Wergeland (EWC) e Utøya convidam jovens activistas, educadores e líderes comunitários de toda a Europa para o Seminário Thorvald Stoltenberg em Utøya, Noruega.
A Semana Contra o Discurso de Ódio, de 17 a 20 de junho de 2024, em Estrasburgo, é organizada em torno do Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, a 18 de junho. Tem como objetivo proporcionar um espaço de intercâmbio sobre os recentes desenvolvimentos jurídicos e políticos e as boas práticas de implementação e promover sinergias entre os principais parceiros no domínio do combate ao discurso de ódio.
Tens entre 18 e 35 anos? Queres desenvolver competências para promover os Direitos Humanos online a a Democracia? A sessão de estudo “Ativista para a mudança: Defender os direitos humanos e a democracia" é para ti!
O Conselho da Europa dirige um convite às organizações da sociedade civil para participarem num estudo de impacto sobre contra narrativas e narrativas alternativas.
O Conselho da Europa convida formadores e consultores a candidatarem-se à formação de formadores sobre contranarrativas e narrativas alternativas ao discurso de ódio (CAN).
O Movimento Contra o Discurso de Ódio é coordenado em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Desenvolvido por Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., 2013.
Termos de Utilização e Condições de uso e privacidade | Contatos