29 de março de 2023
Abertura de candidaturas para a Sessão de Estudo: Promover a Literacia Digital e responder ao Discurso de Ódio na Era da IA
Local: Centro Europeu de Juventude de Budapeste, Hungria
Datas: 12 a 17 de junho (chegada dia 11, partida dia 18)
Participantes: 35
Custos: taxa de participação de 50 euros. Viagem, alimentação e alojamento estão cobertos.
Idioma de trabalho: inglês
Prazo de candidatura: 15 de abril
O Movimento Contra o Discurso de Ódio lutava contra o discurso de ódio e promovia os direitos humanos através da Educação para os Direitos Humanos. A No Hate Speech Network, como uma organização construída pelos diferentes atores da campanha, sobre o seu legado, também visa usar a Educação para os Direitos Humanos para promover os direitos humanos e lutar contra o discurso de ódio em ambientes online e offline.
Com esta sessão de estudo, pretendemos preencher a lacuna e equipar jovens com conhecimento, compreensão e competências para serem ativistas contra o discurso de ódio e contribuir para moldar a consciência e as políticas relativas à Inteligência Artificial.
Esta sessão de estudo apoia várias das prioridades do programa do Conselho da Europa, reunindo ativistas, parceiros e educadores de direitos humanos envolvidos ou que desejam envolver-se no Movimento Contra o Discurso de Ódio. Com os recursos desenvolvidos pelo Departamento de Juventude do CdE e pelo Movimento Contra o Discurso de Ódio, as nossas experiências em Contranarrativas e Narrativas Alternativas e Educação para os Direitos Humanos – cremos que podemos mudar cabeças, corações e mãos e criar nossa própria narrativa alternativa construída sobre os Direitos Humanos, igualdade, diversidade e inclusão.
Esperamos dar aos ativistas contra o discurso de ódio uma melhor compreensão do funcionamento e impacto da inteligência artificial e apoiar a participação os jovens em processos de governança da Internet e desenvolvimento de inteligência artificial.
Objetivos:
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão dos técnicos de juventude e ativistas sobre a tecnologia atual de inteligência artificial e sistemas de dados a partir de uma perspetiva técnica simplificada.
Introdução à inteligência artificial, tomada de decisão algorítmica e o seu impacto na igualdade e não discriminação
Compreender o atual cenário político europeu e global para a inteligência artificial e sistemas de dados
Desenvolver recomendações de políticas e contribuições de uma perspetiva da juventude e do discurso de ódio para grupos e instituições da sociedade civil de inteligência artificial.
Permitir que jovens ativistas compartilhem e aumentem a consciência nas suas organizações sobre inteligência artificial e sistemas de dados e seu impacto no futuro da juventude, ativismo e discurso de ódio.
Contribuir para o desenvolvimento de capacidades da Rede Contra o Discurso de Ódio;
Contribuir para a meta estratégica e os objetivos da Educação para os Direitos Humanos da Rede Contra o Discurso de Ódio.
Mais informações aqui.
𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐝𝐚, 𝐠𝐫𝐚𝐭𝐮𝐢𝐭𝐚:«𝐃𝐢𝐬𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 Ó𝐝𝐢𝐨 ❤️𝐞 𝐍𝐚𝐫𝐫𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐀𝐥𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 / 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨𝐬 𝐇𝐮𝐦𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐨𝐧𝐥𝐢𝐧𝐞»‼ - 𝐂𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬 𝐚𝐛𝐞𝐫𝐭𝐚𝐬‼ De 24 a 27 de junho 2024, no IPDJ.
O Centro Europeu de Wergeland (EWC) e Utøya convidam jovens activistas, educadores e líderes comunitários de toda a Europa para o Seminário Thorvald Stoltenberg em Utøya, Noruega.
A Semana Contra o Discurso de Ódio, de 17 a 20 de junho de 2024, em Estrasburgo, é organizada em torno do Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, a 18 de junho. Tem como objetivo proporcionar um espaço de intercâmbio sobre os recentes desenvolvimentos jurídicos e políticos e as boas práticas de implementação e promover sinergias entre os principais parceiros no domínio do combate ao discurso de ódio.
Tens entre 18 e 35 anos? Queres desenvolver competências para promover os Direitos Humanos online a a Democracia? A sessão de estudo “Ativista para a mudança: Defender os direitos humanos e a democracia" é para ti!
O Conselho da Europa dirige um convite às organizações da sociedade civil para participarem num estudo de impacto sobre contra narrativas e narrativas alternativas.
O Conselho da Europa convida formadores e consultores a candidatarem-se à formação de formadores sobre contranarrativas e narrativas alternativas ao discurso de ódio (CAN).
O Movimento Contra o Discurso de Ódio é coordenado em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Desenvolvido por Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., 2013.
Termos de Utilização e Condições de uso e privacidade | Contatos