Campanha em Ação

1 de fevereiro de 2017

7 DE FEVEREIRO – DIA DE AÇÃO POR UMA INTERNET MELHOR

SID2017 Logo Small Logos Port Curvas 01O Dia de Ação por uma Internet Melhor pretende incentivar a educação para os direitos humanos como meio para promover os direitos humanos e uma cultura democrática junto de crianças e jovens.

Os seus objectivos são:

Reforçar as competências dos jovens para agir pelos direitos humanos e uma cultura democrática através da educação para os direitos humanos, incluindo o manual Referências;

Capacitar os jovens para reportarem o ciberbullying e o discurso de ódio e denunciá-los online através de contra e/ou narrativas alternativas;

Recolher práticas inspiradoras sobre o uso da educação para os direitos humanos para mobilizar crianças e jovens por uma internet melhor, denunciando o discurso de ódio;

Promover a educação para a necessidade de denúncia do discurso de ódio perigoso através dos mecanismos nacionais de denúncia e nas redes sociais.

Ações propostas:

Ação 1

Vamos postar/twittar questões preparadas a cada hora e 7 minutos no dia 7 de fevereiro na nossa página do facebook e no twitter #nohatespeech

Ação 2

Estamos a recolher histórias pessoais de jovens relativas a discurso de ódio online e cyberbullying para serem publicadas no dia 7 de fevereiro no No Hate Blog. Queres participar?

Vê aqui: Partilha a tua história (em inglês).

Ação 3

Para promover a educação para a literacia digital seleccionámos 2 exercícios do Manual Referências que os professores e técnicos de juventude podem dinamizar com jovens durante o Dia de Ação: Confrontar o ciberbullying e Os nossos direitos online.

Ação 4

Os activistas do Movimento produziram Ferramentas Educativas Online e conteúdos de sensibilização para promover a literacia da internet e a democracia online: ciberbullying, segurança online e identificação de notícias falsas. Podem partilhar estes conteúdos nas redes sociais.

Ação 5

Convidamos as pessoas a denunciar o discurso de ódio online e ciberbullying no Observatório do Discurso de Ódio.

Ação 6

Apoiamos o Thunderclap do Dia da Internet Mais Segura e divulgamos informação sobre as ações de âmbito nacional durante este período partilhando ativamente os conteúdos uns dos outros.

 

Notícias Recentes

Novo manual WE CAN!

Já está disponível online a versão inglesa do novo Manual WE CAN!

Seminário sobre Discurso de Ódio Anti-Semítico, 9-11 de maio, Estrasburgo - França

Seminário sobre Discurso de Ódio Anti-semítico, 9-11 de maio no Centro Europeu de Juventude, Estrasburgo - França - Candidaturas abertas!

AÇÃO DE FORMAÇÃO REGIONAL EUROPEIA SOBRE O MANUAL REFERÊNCIAS

Estão abertas, até dia 21 de FEVEREIRO, candidaturas para uma formação sobre o Manual Referências (Bookmarks), organizada pelo Conselho da Europa em colaboração com o IPDJ.

7 DE FEVEREIRO – DIA DE AÇÃO POR UMA INTERNET MELHOR

Celebra-se no próximo dia 7 de fevereiro o Dia da Internet mais Segura e o Movimento realiza um Dia Europeu de Ação por uma Internet Melhor

REFERÊNCIAS - Manual para o Combate ao Discurso de Ódio Online através da Educação para os Direitos Humanos

Foi apresentada, no passado dia 15 de dezembro de 2016 na Fundação Calouste Gulbenkian, a versão portuguesa do Manual Referências.

DIA DE AÇÃO DIREITOS HUMANOS - 10 DE DEZEMBRO 2016

O Dia de Ação terá como objetivo capacitar as pessoas para combater o discurso de ódio, proporcionando uma melhor compreensão dos Direitos Humanos, incluindo online, e do impacto do discurso de ódio sobre os Direitos Humanos de todos nós

Todas as notícias

Eventos

  • MENOS ÓDIO, MAIS CIDADANIA!

    Contamos com a tua presença, dia 25/02 das 15 às 19 horas: vem trazer o teu contributo, informar-te, permitir-te sentir as experiências dos outros e tecer novas ligações na teia de empatia, que parece ser o único antídoto possível ao individualismo, à indiferença e à violência.

    Debates, Conferência, Performance e muito mais!

    Organizado pela Associação Mais Cidadania

     

    25 fevereiro 2017
    Rua do Teixeira, Lisboa - Bairro Alto
  • Dia Europeu de Acção contra o discurso de ódio sexista

     Dias 7 e 8 de março participa na ação:

    • Marca o discurso de ódio sexista na internet. Identifica o discurso de ódio sexista online em posts, videos, etc… Faz um printscreen do conteúdo marcado e partilha usando @nohate_speech  #nohatespeech e envia também para nohatespeech.movement@gmail.com

    • Reação em cadeia de selfies: tira uma selfie com uma mensagem e partilha!

    • Vê estas e outras propostas de ação online.

    PARTICIPA!

    8 de março
    europeu
  • Dia Internacional contra a Discriminação Racial

    Participa e organiza uma ação ou evento na tua escola, com o teu grupo, associação ou organização e informa-nos! Precisas de ajuda? Ideias? Contacta-nos por mail ou no facebook.

     

    21 de Março
  • Dia da Internet Mais Segura

    Em fevereiro é o Dia da Internet Mais Segura, que visa promover uma utilização mais segura e melhor da Internet.
    Durante todo o mês de fevereiro decorrem ações para promover uma Internet melhor. O Movimento Contra o Discurso de Ódio junta-se a estas iniciativas.

    FICA ATENTO!

    7 DE FEVEREIRO
    TODO O PAÍS
  • Dia dos Direitos Humanos

    O Dia de Ação terá como objetivo capacitar as pessoas para combater o discurso de ódio, proporcionando uma melhor compreensão dos Direitos Humanos, incluindo online, e do impacto do discurso de ódio sobre os Direitos Humanos de todos nós. Participa e partilha connosco as tuas iniciativas! 

    10 Dezembro
  • Dia contra os Crimes de Ódio

    Aniversário do massacre de Utoya

    Vai ao site europeu da Campanha e assina a petição! 

     

    22 Julho
  • Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia

    17 Maio

#odionao

no Twitter

Não ao discurso de ódio

no Facebook

O Movimento Contra o Discurso de Ódio é coordenado em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Desenvolvido por Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., 2013.
Termos de Utilização e Condições de uso e privacidade | Contatos

IPDJ MEC DGE ACM, I.P. Amnistia Internacional APAV Bué Fixe CDP CIG CNJ FNAJ ILGA Internet Segura Jovens para a Igualdade PAR REA SOS Racismo Associação Nacional de Professores Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática Associação Tudo Vai Melhorar Câmara Municipal de Cascais – Juventude Comissão Nacional da UNESCO Juventude Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa e Braga Dínamo – Associação de Dinamização Sócio-Cultural Fundação Calouste Gulbenkian MOVIJOVEM No Bully Portugal Procuradoria Geral da República – Gabinete de Cibercrime Rota Jovem – Associação Juvenil Teatro Umano
LTO YOUTH COE