Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia

Numa sociedade verdadeiramente democrática torna-se fundamental assegurar o respeito pelos Direitos Humanos promovendo a igualdade, a solidariedade, a tolerância, o diálogo, o respeito pela diversidade e a dignidade da pessoa humana.


Neste sentido o combate à descriminação baseada na orientação sexual, na religião ou crença, na deficiência, na idade, na origem ou raça constitui uma das tarefas centrais na prossecução dos nossos objetivos.


O Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia é já celebrado e assinalado em muitos países mas em muitos deles o preconceito contra as pessoas LGBT continua enraizado nas mentalidades e relações sociais. A homofobia e a transfobia a nível social contribuem para negar a milhões de pessoas em todo o mundo a sua dignidade humana.
Por isso as organizações públicas ou privadas desempenham um papel fundamental na promoção dos princípios de não descriminação tanto no que respeita à sua ação e intervenção na sociedade como relativamente à sua própria organização interna.


Na sociedade atual a introdução e evolução das novas tecnologias alterou as relações sociais, as formas de estar e de agir.


A Internet é um meio versátil e uma excelente fonte de recursos mas também é um mundo em que se torna mais fácil assumir atitudes discriminatórias e agressivas a coberto da sensação de anonimato. Embora muitas vezes não sendo consideradas crime, estas atitudes difundidas online, dada a rapidez de difusão e o elevado número de pessoas que as visualizam, podem atingir proporções que frequentemente resultam em situações muito graves.


É com o objetivo de combater o racismo e a discriminação na sua expressão online, como discurso de ódio, proporcionando aos jovens e às organizações de juventude as competências necessárias para reconhecer e agir contra este tipo de violação dos Direitos Humanos que o Conselho da Europa concebeu e lançou, no mês de Março de 2013, a Campanha “Movimento contra o Discurso do Ódio online”.

Voltar

Eventos

  • Dia Internacional contra a Discriminação Racial

    Participa e organiza uma ação ou evento na tua escola, com o teu grupo, associação ou organização e informa-nos! Precisas de ajuda? Ideias? Contacta-nos por mail ou no facebook.

     

    21 de Março
  • Dia da Internet Mais Segura

    Em fevereiro é o Dia da Internet Mais Segura, que visa promover uma utilização mais segura e melhor da Internet.
    Durante todo o mês de fevereiro decorrem ações para promover uma Internet melhor. O Movimento Contra o Discurso de Ódio junta-se a estas iniciativas.

    FICA ATENTO! ACEITA O DESAFIO!

    5 DE FEVEREIRO 2019
    TODO O PAÍS
  • Dia dos Direitos Humanos

    Celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos!  Propõe e organiza ações para uma melhor compreensão dos Direitos Humanos, incluindo online, e sobre impacto do discurso de ódio nos Direitos Humanos de todos nós. 

    Participa e partilha connosco as tuas iniciativas! 

    10 Dezembro
  • Dia Internacional da Juventude

    Celebra o teu dia - sem ódio!

    12 Agosto
  • Dia contra os Crimes de Ódio

    Aniversário do massacre de Utoya

     

    22 Julho
  • Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia

    17 Maio

#odionao

no Twitter

Não ao discurso de ódio

no Facebook

O Movimento Contra o Discurso de Ódio é coordenado em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Desenvolvido por Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., 2013.
Termos de Utilização e Condições de uso e privacidade | Contatos

IPDJ MEC DGE ACM, I.P. Amnistia Internacional APAV Bué Fixe CDP CIG CNJ FNAJ ILGA Internet Segura Jovens para a Igualdade PAR REA SOS Racismo Associação Nacional de Professores Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática Associação Tudo Vai Melhorar Câmara Municipal de Cascais – Juventude Comissão Nacional da UNESCO Juventude Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa e Braga Dínamo – Associação de Dinamização Sócio-Cultural Fundação Calouste Gulbenkian MOVIJOVEM No Bully Portugal Procuradoria Geral da República – Gabinete de Cibercrime Rota Jovem – Associação Juvenil Teatro Umano
LTO YOUTH COE