Numa sociedade verdadeiramente democrática torna-se fundamental assegurar o respeito pelos Direitos Humanos promovendo a igualdade, a solidariedade, a tolerância, o diálogo, o respeito pela diversidade e a dignidade da pessoa humana.
Neste sentido o combate à descriminação baseada na orientação sexual, na religião ou crença, na deficiência, na idade, na origem ou raça constitui uma das tarefas centrais na prossecução dos nossos objetivos.
O Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia é já celebrado e assinalado em muitos países mas em muitos deles o preconceito contra as pessoas LGBT continua enraizado nas mentalidades e relações sociais. A homofobia e a transfobia a nível social contribuem para negar a milhões de pessoas em todo o mundo a sua dignidade humana.
Por isso as organizações públicas ou privadas desempenham um papel fundamental na promoção dos princípios de não descriminação tanto no que respeita à sua ação e intervenção na sociedade como relativamente à sua própria organização interna.
Na sociedade atual a introdução e evolução das novas tecnologias alterou as relações sociais, as formas de estar e de agir.
A Internet é um meio versátil e uma excelente fonte de recursos mas também é um mundo em que se torna mais fácil assumir atitudes discriminatórias e agressivas a coberto da sensação de anonimato. Embora muitas vezes não sendo consideradas crime, estas atitudes difundidas online, dada a rapidez de difusão e o elevado número de pessoas que as visualizam, podem atingir proporções que frequentemente resultam em situações muito graves.
É com o objetivo de combater o racismo e a discriminação na sua expressão online, como discurso de ódio, proporcionando aos jovens e às organizações de juventude as competências necessárias para reconhecer e agir contra este tipo de violação dos Direitos Humanos que o Conselho da Europa concebeu e lançou, no mês de Março de 2013, a Campanha “Movimento contra o Discurso do Ódio online”.
O Movimento Contra o Discurso de Ódio é coordenado em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Desenvolvido por Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., 2013.
Termos de Utilização e Condições de uso e privacidade | Contatos